Monday 21 February 2011

Eu podia pedir mil desculpas, dizer que estou meeeeeeeesssmo arrependida por não dar notícias há 1 mês, mas a verdade é que não é bem assim. Não é como se eu tenha estado sem fazer nada, sabem? :)

Passemos ao que interessa: a última vez que dei novidade ia para a Estónia, certo?
50 totós enfiados num avião e aqui vamos nóóóóóós!

Estava a nevar! Assim que descemos ao nível das nuvens, conseguimos ver bolinhas enooormes de flocos de neve.
Um frio de rachaaaaar! 
Estávamos a viajar desde as 9 da manhã e eram 21h quando chegámos ao Hotel. Estávamos esfomeados!!!
Percorremos o centro histórico de Tallinn durante meia-hora e encontrámos muitos bares de meninas (com seguranças a convidarem-nos a entrar), muitos clubes de strip, muitos pubs ingleses, mas restaurantes... puufff
A certa altura, já depois de nos ter visto a passar no mesmo sítio 20 vezes, um dos tais seguranças indicou-nos um restaurante.
Tinhamos que descer mil escadinhas e ficava numa cave. A senhora não pareceu muito contente por nos ver, mas lá falaram muito muito numa língua estranha que mesmo que tentássemos não percebíamos e PUMBA! Viu-se um sorriso de esguelha e mandou-nos sentar (eramos cerca de 20).
As paredes tinham umas pinturas estranhas de ursos, e cabeças de javalis empalhados por toooodo o lado. Só numa sala tinham 3!!
Ok, tirando a decoração estranha...
a comiiiiiiidaaaaaaaaaaaa!!! Foi um daqueles pratos que eu depois de acabar posso muito bem ter dito "podia viver disto para o resto da vida!!"
Peixe grelhado em MAIONAISE , com arroz branco e limão!
Eu ODEIOOOO maionaise, como é do conhecimento geral! E mais não digo :D

(conseguem ver os ursos estranhos ali atrás?!)

Neste dia, depois de jantar, ainda nos aventurámos por um passeio na cidade. Era meia noite, estavam -5º, não conhecíamos NADA. Será que isso nos parou?! NÃO! Será que isso nos pôs em problemas?! nheeeee... pois.
Foi muito giro ir sempre em frente, por ruas engraçadas e apertadas, cheias de neve, todas branquinhas e tal (o que fazia com que fosse difícil perceber a diferença entre elas). E eu até consegui que voltássemos MAIS O MENOS para o hotel, mas... coiso...
O espírito alegrou-se quando descobrimos uma loja 24/24 (sempre aberta) , UHUH, mas isso não melhorou o facto de estarmos perdidos e ninguém saber onde ficava aquele hotel ou mesmo a rua (sim, nós sabiamos o nome de ambos) até que nos lembrámos que por baixo tinha um ginásio. E bastou dizermos GINÁSIO! e eles souberam logo. (quem é que não sabe onde fica a rua X mas se dissermos GINÁSIO sabem o exacto local a que nos referimos?! Só há um ginásio nesta capital?!)
UFA! Uma coisa é certa, descobrimos todas as ruas daquela cidade, e nunca mais nos perdemos...

Dia 2!
BEM VINDOS AO LUGAR MAIS FRIO DE SEEEEEEMPRE!!!!
Claro que o dia em que estavam -13º tinha de ser o dia em que tínhamos a visita guiada A PÉ pela cidade medieval. CLAARO!
Vou tentar não falar muito do gelo que estava nos passeios e que me fez cair mais que mil vezes, ao ponto de sempre que se avizinhava um passeio em mau estado já todos dizerem "CUIDADO COM A SARA!"
AVANÇANDO:
Praça central da cidade medieval, e ao fundo a Camara Municipal. (Segunda porta a contar da esquerda, entre a 2ª e 3ª colunas... reparem só nela que mais á frente explico.)
Enquanto tirava esta foto, por atrás de mim estava a farmácia mais antiga da Europa ainda em funcionamento (dizem eles!).
A verdade é que ao entrar víamos mãos embalsamadas e animais de todas as espécies, com que ainda se fazem as "mezinhas" todas e ... sim, são para venda.

Não é algo que eu queira recordar, mas... estava eu dentro da farmácia e a guia a falar sobre os lagartos embalsamados que estávamos a ver, quão antigos eram, blablaba e eu não via nada. Tentei olhar para onde os outros estavam a olhar... que era por cima da minha cabeça. Sem comentários!
Frio?! NAAAA!

Continuámos o passeio... Escadas acima...
Catedral Alexander Nevsky

Por esta altura já eram poucos os que se aguentavam em pé e tivemos mesmo que nos "enfiar" no primeiro café que apareceu.
Á sorte ou não, passou a ser o café de eleição :)
Reval Café!
(Reval significa antigo)
só para tentarem perceber como é que era:



E a comida... Que se passa com esta gente?!
É tudo óóóóóóptimo!!
E a minha obsessão por pesto não ajudou...
Acho que não houve restaurante nenhum onde tivéssemos pago mais de 5€ por uma refeição completa de prato + bebida + sobremesa. 

O resto do dia foi ... frio :) caminhámos muito e tentámos sobreviver!

NEXT!
3º dia:
Visita aos museus e fábrica de vidro.
quando chegámos ao museu, eram 10h e estava fechado! Só abria ás 11h. O que é que se faz quando isto acontece?! Responderam "espera-se"? IMCOMPLETO!
Espera-se a faze ro quê?! a beber CHOCOLATE QUENTE :) (pago pelo senhor profesor, ah pois é!)
Por mim tinha passo o dia TODO ali dentro :) era tão bonito!

O museu de design era LINDO LINDO. Tinha imensas peças em vidro...
(um dia destes faço um post só com as fotos da exposição. LEMBREM-ME!)

Lembram-se da portinha por baixo da Camara Municipal?!

(é a melhores fotos que tenho do interior)
é uma tasca onde as empregadas se vestem com roupas medievais, e falam "á moda antiga", servem sopa de VEADO (CLARO que não comi), os bancos são pedras com peles de animais por cima e não existem candeeiros para além das velas.
Levámos um sermão da senhora da sopa porque não traziamos colheres e pelos vistos como somos guerreiros medievais e transportamos armas contra o inimigo, também temos de transportar uma arma contra o maior inimigo de todos " A FOOOOOOOMEEEEEE "! (vá-se lá perceber :) )
Depois da refeição temos que levar a loiça para os cestos da loiça suja, e... assistimos ao momento em que alguém se esqueceu de o fazer e a senhora da tasca foi a correr atrás dele pela praça e obrigou a voltar lá dentro. AH POIS É!
Mas a melhor parte... ainda não sabem qual é.
DENTRO DA TASCA... EXISTE UMA CAMA!! E por apenas 50 cêntimos por hora, pode-se dormir uma bela duma sesta :D 


(gostei muito de ver pessoas da zona dentro de lugares que, noutros países talvez fossem considerados turísticos. Em Tallinn, nenhum sítio era exclusivamente para turistas, porque a cidade é o que é para os seus habitantes em primeiro lugar! :) )

Depois de almoço fomos a uma oficina de vidro, para experimentar fazer algumas peças pequeninas.
Antes de falar sobre isso... deixem que vos mostre uma coisa:
Esta foto foi tirada na oficina.
Estão a ver aquelas escadas ali... as que dão para uma portinha, que só por acaso é a entrada da oficina...
sim, essas, as de metal...
Sara Sofia escorregou no primeiro degrau e não parou até chegar ao último. PLIM!
Ai que marcas tão bonitas que eu ganhei nas pernas e costas :)
(Na foto estou sentada ao lado do Richard, o director de curso e quem pagou o BOM do chocolate quente :) e uma espécie de Lao versão inglesa e masculina! AAHAHAH)

Ah, e quanto a mexer no vidro:
O senhor do bigode devia gostar mesmo de mim! Ele não falava inglês, mas estava sempre a mandar bitaites á senhora do lado esquerdo a dizer para ela pôr "extras" nas minhas peças. Tenho as mais bonitas e coloridas :D mais ninguém teve direito a cores! Ah pois éééé!

Nesse dia combinámos ir sair.
1º porque era a última noite, 2º porque no virar do dia o Danny fazia 21 anos.
Encontrámos um restaurante ESPETACULAAAAAAAR! (eu já disse isto de todos os que fomos não já?!)
Era um edifício antigo, decorado com um bom gosto e requinte... Quando olhámos para a ementa e vimos os preços tivemos mesmo que conferir com o empregado, ainda antes de nos sentarmos!! Sim, era verdade!! Outra refeição que não passou dos 5€!!! 
Quando ele nos pediu os casacos e puxou a cadeira da mesa... :) Foi giro, pronto!
Saru, Aphrodite e Gosia
(a 'tuga, a grega e a polaca)

Durante o jantar a Gosia lembrou-se de "jogar"... brincar!
Na nossa mesa eramos 7 pessoas:
Eu, Saru, Portuga' :)
Aphrodite, Grega
Gosia, Polaca
Joon, Coreano
Jeremy , inglês mas com descendência francesa
Mazz, inglês com descendência árabe 
Danny, O ÚNICO inglês "a sério"
Ou seja, todos sabíamos falar outra língua que não inglês, mesmo o Danny, que fala finlandês (se não estou em erro).
Conseguem imaginar, á contagem de 3, ligarmos o modo "no english"?!
Foi lindo, genial!
7 pessoas a terem uma "conversa" sem se entenderem :)
Perguntem ás pessoas das mesas ao lado... foi um GRANDE momento!

O resto da noite... é história :)
Os mesmos 7 mais o director de curso...

4º e último dia :)
Tivemos que fazer o check out do hotel MUUUITOOO cedo, isto duas horas depois de termos ido para a cama porque fomos levar a Suzie (a minha companheira de quarto e uma das pessoas mais queridas que tive o prazer de conhecer aqui em Inglaterra :) ) ao Taxi porque vinha num avião antes do nosso. Mas só por isto :)
Como tivemos de sair do hotel e não haviam planos para este dia... UM DIA MUUUUUUUUITO frio...
VIVA O MC DONALDS :D que nos safou de congelarmos!
Mas depois de 3 horas lá dentro quisemos dizer ADEUS à cidade... 
 o que aconteceu durante o passeio... só vivido!

(antes das fotos bonitas, deixem-me abrir parênteses para este cartaz que demonstra as previsões de alguém para a Estónia, depois de esta começar a circulação do €uro.  Sempre gostei de andar de barco ekdhjhfhkfj enfim!
fechar parênteses )

Venham as coisas bonitas :)





E um dos melhores momentos de toda a viagem, o resultado do esforço para ver o mar (e não me peçam que vos explique, porque é exactamente aquilo que as fotos demonstram :) ):








foi... mágico :)
e a viagem terminou da melhor maneira. plim.


No mesmo dia, quando cheguei a casa, tinha um e-mail da Nike. 
Alguém tenta adivinhar ? :)
Pois claro!!
Um dia depois lá estava eu no comboio a dirigir-me para a Nike Town, em Oxford Street, Londres.
Levei comigo um saquinho com rebuçados "Flocos de Neve", e pulseiras que diziam 

"Numa corrida muitos jogadores correm, mas só um ganha. Corre sempre para ganhar."

para poderem distribuir pela equipa de designers.
O Abdul recebeu-me com um abraço e foi super simpático. Não me tentou despachar e acho que estava espantado com a minha alegria e gratidão por aquele gesto.
Levou-me para uma salinha mais sossegada e fez questão de que eu experimentasse as minhas super sapatilhas :D
Já agradeci pelos votos e pelo apoio e... e... tuuuudo?! Já não já?! Mais uma vez... será que é demais?! OBRIGADAA!
SÃO LINDAAAAAAAAAAASSSSS


Alguma vez chegaram a perceber porque é que elas dizem IN THE SUN? :)


"May God's love be with you, always..."
"Que o amor de Deus esteja contigo, sempre..."

MUUUITOOOOO BOM :)


Em outras notícias :)
Tivemos o Un Birthday Birthday da Amy cá em casa!
Foi MUUUITOOOO bonito!
Fizemos um pic nic no quarto dela, com o tema da Alice no País das Maravilhas, e eu fui mascarada de gato Cheshire. Tenho MEEEESMO de arranjar estas fotos :) e depois conto melhor o que se passou nesse dia.

Ah, é verdade, agora estou a ajudar noutro agrupamento de escuteiros em Farnham :)
Acho que o termo mais indicado é assistente de dirigente da IIIª secção! Pronto. Mas logo que aconteçam coisas mesmo mesmo giras eu conto-vos. Sei que temos preparado para o próximo mês uma visita ao ringue de patinagem em Guilford! 
(Agora estou do lado em que só rezo para que ninguém se perca ou se aleije. Mas a diversão também faz parte :) )
ps: SOU TÃÃÃÃÃÃÃÃO CHEFEEEEEE quando faço o raid de carro em vez de ir com as equipas!
Mas também já sei o que custa preparar o jogo e desmontá-lo no fim. Pimba Sara!


Em notícias maaaaaaaisss recentes...
Quem é que veio dizer OLÁ à Saru ? :)

MOÇOOOOOOOO!
Sem entrar em pormenores, porque foram dias muito NOSSOS :) ... Primeira noite?!
Pub! Houve quem viesse com um objectivo e o olho na meta, mas assim que passou a primeira base... achou que já chegava (já cá faltava uma private joke!).
Só para um dia nos lembrarmos e muito em tom de tópico: vivam os pés enlameados por uma boa causa. WIIIIIIIIIIIIIIIIII , vais de pé ou sentado? :)

Posso falar só de Londres? :)
Eu não sei quem vos disse que não era possível visitar Londres num só dia, mas ENGANOU-SE!
Moço, faz o favor de assinar por baixo do que eu disse! 
Segundo o Google Maps caminhámos 18km!!

O roteiro do nosso dia foi o seguinte:
Sair em Waterloo, percorrer o passeio de Southbank junto ao rio. Ver o National Theatre, a feira do livro, Gabriel's Wharf (feira de artesanato), a OXO tower (restaurante, elevadores cof cof), TATE Modern (escolher SÓ UM andar para ver!!)
Atravessar o rio e passar a St Paul's Cathedral (FOTOOOOO)
 continuar a rua principal e ... Receber café DE GRÁTIS (eu que não gosto de café fiquei feliz :D )


E depois?! Descobrir a melhor galeria de sempre!!! Como?! Porque vimos o SOL a brilhar num pátio e fomos a correr para o apanhar a bater na cara :)
"OLHA O VAN GOGH!"

Courtauld Gallery :D Grátis para estudantes no UK e desconto para estudantes mesmo que não aqui.


Tentativa falhada?!
pois...

Mas pronto, o que é que nós vimos Moço? :)
Gauguin, Manet, Monet, Pissarro, Seurat, Renoir, Degas, Van Gogh... Etc, etc... 

Continuamos?! Subir para Covent Garden. Dizer OLÁ ao mercado, parar para ouvir o senhor bonito a tocar, descer para Trafalgar e chamar o André ao McDonalds para almoçar. :)
Sentar nas escadas da estação de Charing Cross a comer batatas com MIL ketchut :D e um Fillet O'Fish!
Visitar UMA SALA da National Gallery e ver os 15 girassóis do Van Gogh :)


Continuar para Picadilly, percorrer o Green Park, ver o Buckingham Palace, "passear" pela zona sul do Hyde Park, ir ao Harrods (fazer o quê?! PÔR PERFUME!), vêr o pôr-do-sol no Hyde Park junto ao lago.

Voltar para Picadilly e encontrar a manifestação do amor :)
Fazer o quê?! Juntarmo-nos a eles e distribuir FREE HUGS :)


Continuar estrada fora até Leicester Square e darmo-nos por vencidos. 
Podemos voltar para casa?!

Descemos por Trafalgar e atravessamos a Jubilee Bridge para voltar.
Há tempo para um XI à London Eye?!


Mas voltar para onde?! Para Waterloo.




OLÁ FARNHAM :)

O dia seguinte FOI LINDOOOOO: Farnham Baptist Church, Voluntariado e... PARABÉÉÉÉNSSSS DANIELAAAAAAAAAAAAA :)
Foi tão bonito!
Espero que tenhas gostado, Princesa.
Havia muito amor naquela... cozinha :P

ps: Trata bem da tua plantinha, por favor.




Ao fim de 4 horas a escrever sem parar, como acham que estão as minhas mãos?!
Só sei que hoje vou dormir BEEEEM mais descansada porque todas as noites me lembrava que tinha o Blog pendente...
UFAAAAA
vou dormir!
XAAAAAU :)
Lembrem-me de manter "isto" actualizado, por favor. Puxem-me as orelhas :)

xi-